terça-feira, 8 de novembro de 2011

Origem e História



O termo desenvolvimento sustentável foi utilizado pela primeira vez, em 1983, por ocasião da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU. Presidida pela então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brudtland, essa comissão propôs que o desenvolvimento econômico fosse integrado à questão ambiental.
Na década de 1970, o movimento ambientalista proliferou com uma série de atores e processos globais.
As empresas diziam que os problemas ambientais eram conseqüências naturais da produção desde a Revolução Industrial, ou seja, se alguém produz, vai ter poluição e problemas sociais.
O Estado não sabia como compatibilizar produção material e preservação da qualidade de vida. Ele dependia dos empregos e impostos gerados pelas fábricas. Boa parte da população civil era empregada nas fábricas e via na produção industrial uma forma de geração de emprego e renda.
Nesta fase, várias experiências práticas demonstraram que empresas e comunidade tinham conseguido melhorar a qualidade ambiental e ao mesmo tempo melhorar o desempenho econômico, ou seja, que os dois não eram incompatíveis como se pensava.
Tais questionamentos e experimentos “levaram a ONU a criar uma comissão de especialistas para analisar mais de perto as causas e conseqüências dos problemas ambientais e suas soluções”.
O conceito de desenvolvimento sustentável começou a se delinear nesta época, não só para resolver os problemas ambientais, mas também para garantir o prosseguimento do desenvolvimento tecnológico e econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário